sexta-feira, 21 de junho de 2013

b) Faça uma pesquisa sobre robôs (inicio, inventor, aplicações, onde se utiliza, etc).

Um robô é um dispositivo, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada.
A tecnologia desenvolvida na Renascença acaba por gerar conhecimento que logo depois seria transformado nas primeiras máquinas automáticas responsáveis pelo advento da Revolução Industrial.
Os robôs são uma invenção do século XX. Mas sua idealização veio bem antes. Há relatos históricos bem mais antigos da construção de autômatos – como um cachorro mecânico de brinquedo, por exemplo, encontrado no Egito e datado de 2.000 AC.
Um dos grandes cientistas envolvidos com a robótica foi Nikola Tesla (1856-1943), sérvio radicado nos Estados Unidos, que estudava não apenas máquinas controladas à distância, mas também, segundo o pesquisador, máquinas dotadas de sua própria inteligência.
Em 1924 surgiu o primeiro modelo de robô mecânico. Roy J. Wensley, engenheiro elétrico da Westinghouse. O dispositivo podia, utilizando o sistema de telefonia, ligar e desligar ou regular remotamente qualquer coisa que estivesse conectado a ele. Três anos depois, ele criou o Televox, um pequeno robô com aspecto humano que conseguia executar movimentos básicos, de acordo com os comandos de seu operador. Os robôs ganharam ainda mais popularidade com o ‘nascimento’ de Willie Vocalite, em 1930. Willie tinha o formato daqueles robôs que vemos nos filmes de ficção antigos. Tinha 2 metros de altura e era feito de aço e da mesma forma que o Televox podia ligar, desligar e regular dispositivos conectados a ele. A grande diferença estava no fato de fazer tudo isto sob comandos de voz. Entre os mais famosos estão os robôs positrônicos de Isaac Asimov, que formam a base do livro de contos “Eu, robô” mais tarde adaptado para o cinema.

Fontes:
http://www.tecmundo.com.br/3002-robos.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rob%C3%B4
http://naweb.wordpress.com/2007/10/02/os-primeiros-robos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário